Faça uma boa redação no Enem

20/09/2015 17:41

 

O que na teoria parece tão simples - escrever um texto claro e conciso sobre um tema da atualidade - é na verdade um dos itens que mais reprovam no exame.

Para se dar bem na prova de redação não existe segredo: é preciso estar bem informado, saber defender ideias, ordená-las em ordem lógica e demonstrar bom domínio da língua portuguesa.

Selecionamos as dicas a seguir para ajudá-lo a se preparar para essa parte tão importante do Exame Nacional do Ensino Médio. Confira!

1. Preste atenção ao formato

Antes mesmo de pegar na caneta para ensaiar a sua primeira redação do Enem, você precisa entender direitinho qual é o modelo pedido na prova.

O Enem utiliza um modelo chamado de dissertativo-argumentativo em prosa. Isso significa uma redação em texto corrido, bem estruturada, coerente e de acordo a realidade atual.

Respeite os passos a seguir:

-Apresente sua tese a respeito do tema e os pontos que a sustentam. Essa tese é o ponto-de-vista que você vai defender durante o texto.

-Prove que conhece bem o tema: apresente argumentos convincentes em um texto sucinto e com alguma dose de originalidade (mas com cuidado!).

-Elabore uma proposta de intervenção socialpara o tema, respeitando os direitos humanos.

2. Desenvolva uma visão global

A redação do Enem pode parecer fácil por tratar de temas que vemos com frequência nos jornais, na internet e na TV.

Mas você conhece mesmo esse tema? Sabe que outras questões estão relacionadas a ele, as particularidades culturais e históricas, o cenário econômico ou geopolítico e as decisões mais recentes?

Saber do tema com alguma profundidade ajuda a formular um ponto de vista coerente, que impressione o avaliador.

Ler jornais, sites, assistir TV, acompanhar noticiário internacional (para os temas globais, por exemplo), ler artigos de especialistas e entender o histórico dos fatos são atividades que vão ajudá-lo a fazer uma boa redação do Enem.

3. Pratique bastante

Redação não é apenas conhecimento, é também técnica. E para apurar uma técnica, é necessário praticar!

A redação do Enem tem que ser feita em uma hora. Nesses 60 minutos, você precisa: pensar, encadear as ideias, elaborar proposta, escrever no rascunho, revisar e passar a limpo.

Quando estiver praticando a redação, tente contabilizar o tempo que você leva para fazer tudo isso.

No começo pode parecer difícil, mas depois você pega o jeito!

4. Busque referências

Uma dica é buscar referências legais de textos que receberam destaque nos Exames anteriores e começar a produzir suas próprias redações seguindo o modelo do Enem.

Aproveite para mostrar seus textos para um especialista, preferencialmente seu professor de redação, para saber o que você pode melhorar.

5. Mantenha-se no tema

Outro segredo importante para se dar bem na redação do Enem é manter-se dentro do tema proposto.

Isso significa que você deve tratar o assunto com amplitude necessária, mas com foco na questão central da prova.

Leia e releia os textos motivadores antes de desenvolver sua ideia, para se certificar de que a sua abordagem está correta.

6. Reforce sua argumentação

Uma forma de demonstrar conhecimento é incluir na redação informações que reforcem sua argumentação, como por exemplo:

-Dados estatísticos.

-Casos semelhantes.

-Pesquisas feitas por institutos relevantes.

-Citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto.

-Referências históricas.

O avaliador da redação conhece muito bem o tema proposto, portanto não adianta inventar dados ou citações para criar uma ideia de argumentação. Fique atento a isto!

7. Mostre que domina a língua portuguesa

Avaliar seu domínio da língua portuguesa é o principal objetivo da prova de redação do Enem.

Fique de olho nos seguintes itens:

-Pontuação

-Grafia das palavras

-Acentuação gráfica

-Precisão de vocabulário

-Obediência às regras gramaticais de concordância nominal e verbal

-Regência nominal e verbal

-Flexão de nomes e verbos

-Colocação de pronomes átonos

-Emprego de letras maiúsculas e minúsculas

-Divisão silábica na mudança de linha (translineação)

8. Não precisa inventar moda

O Enem pede um formato em prosa, que é basicamente um texto corrido com ideias bem estruturadas, seguindo uma sequência lógica de pensamento. Você não precisa e nem deve fugir desse formato.

No seu treino, tente elaborar um texto leve, sem muitas palavras ou termos complicados ou que você não domina. Clareza nas ideias conta muito na hora da nota e os avaliadores sabem bem que muita gente tenta disfarçar o pouco conhecimento do assunto com palavras difíceis.  Não caia nesta armadilha!

9. Respeite os Direitos Humanos

Ao final da redação, você vai ter que desenvolver uma solução para o problema exposto no tema.  Esse texto precisa, sobretudo, apresentar uma proposta que respeite dos direitos humanos em sua totalidade, sem distinção de etnias, nacionalidades, classe, região de origem ou orientação sexual.

Portanto, faça um esforço extra para identificar e deixar seus preconceitos de lado. Essa dica vale tanto para o exame como para a vida!

Disponível>http://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/veja-como-garantir-uma-boa-nota-na-reda >Acesso: 20 set 2015.


Voltar